História

Imprimir Imprimir

Mato Leitão foi colonizada a partir de 1906, quando se instalaram os primeiros imigrantes alemães. A Fazenda Boa Vista, como antes era chamada, pertencia ao coronel João de Freitas Leitão, de Rio Pardo. Por isso, os moradores de regiões próximas denominaram o local de LEITÃOS WALD (Mato do Leitão), dando origem ao nome do município. Em 1957 transformou-se em distrito de Venâncio Aires, conquistando a emancipação em 20 de março de 1992. Possui área de 46,5 Km² e de acordo com dados do IBGE para o ano de 2010 de 3.865 habitantes.

É um município com potencial agrícola, que se destaca pela diversificação da produção. Destacam-se a produção de suínos, leite, ovos, alevinos, milho, aipim, erva-mate, fumo, soja, hortifrutigranjeiros. A bacia leiteira cresce com a melhoria da qualidade genética do rebanho, com impulso também na produção de suínos, aves e alevinos. Com a vocação agrícola, crescem as agroindústrias.

O comércio é bem organizado e diversificado. Na indústria, destacam-se a produção de calçados, abate e beneficiamento de carne, produção de biscoitos, erva-mate, metalurgia panificação, produção de farelo, indústria de conservas, entre outros.

A religiosidade do povo, o amor ao esporte, à arte, à educação, à cultura e à organização são marcas trazidas pelos colonizadores que se instalaram no município. A preservação de sua herança histórico-cultural evidencia-se no cultivo das flores, especialmente orquídeas, no canto coral, nas danças, música e artesanato.

O município é dotado de lindas paisagens, que favorecem a exploração turística. Mato Leitão tem um grande potencial Turístico de Eventos e é conhecido na região pelo espírito empreendedor e de organização de seu povo, pela excelente gastronomia, hospitalidade, manifestações artísticas/culturais e esportivas.

Há preocupação com as questões ambientais, onde acontecem vários projetos com intuito de preservar a fauna, flora e as fontes de água. Existe boa infraestrutura urbana e rural com comunidades bem organizadas, lindas paisagens, com potencial turístico.

O município se caracteriza pela promoção de grandes eventos: Festas Intercomunitárias; Exposição/Feira de Gado Leiteiro; Festa do Colono Imigrante; Exposição Estadual de Orquídeas L. Purpurata/Festa das Orquídeas e Festicanto em Mato, e eventos esportivos com destaque ao atletismo, futsal, futebol e bocha.

 

 

Conheça mais sobre a Cidade das Orquídeas: