O prefeito Carlos Alberto Bohn assinou decreto nomeando os integrantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) para um mandato de dois anos. O grupo, a partir da lei 2.383 (23/03/2016), terá como objetivo trabalhar e desenvolver o turismo na Cidade das Orquídeas.

A Política Nacional de Turismo exige que o Município possua um conselho local, sendo critério obrigatório para propor projetos e infraestrutura turística, de eventos e de fortalecimento ao desenvolvimento turístico junto ao Ministério do Turismo. Integraram o conselho membros do poder público e entidades como Associação Comercial e Industrial (ACI), Associação Cultural e Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude).

Na primeira reunião, quarta-feira (5), integrantes definiram a diretoria para os próximos dois anos. Alessandro Aguiar foi eleito presidente, vice-presidente Vera Bohn e secretário Cleberton Ferreira da Silva. Entre as metas esta estimular e organizar o turismo sustentável, preservando a identidade cultural e ecológica do Município. São vários os eventos anuais em Mato Leitão, com destaque para Festa das Orquídeas, Rodeio Crioulo Estadual do CTG Querência da Mata, Exposição de Orquídeas, Festas Intercomunitárias, Encontro Terno de Reis, Feira do Livro e Natal das Orquídeas.

GRUPO

– Secretaria Educação: Júlia Theisen e Adriano Schmitt (suplente)

– Secretaria de Administração: Alessandro Aguiar e Renê Ruppenthal (suplente)

– Gabinete do Prefeito: Vera Bohn e Evandro Lenhart (suplente)

– ACI: Lizete Sebastiany e Jeferson Mees (suplente)

– Associação Cultural: Joseline Bitsch e Luiz Fernando Henckes (suplente)

– Comude: Cleberton Ferreira da Silva e Gilberto Pfeifer (suplente)