A Secretaria Estadual da Saúde destinará todas as vacinas contra a Covid-19 da Coronavac que estejam em estoque no Estado e nos municípios para a aplicação imediata em crianças de seis a 11 anos, utilizando-as como primeira dose.

O número de doses por municípios ainda não está definido. No total, o Estado disponibilizará 605 mil doses, atingindo 60% do público estimado para a faixa etária. A vacina Coronavac, na dosagem de 0,5 ml, é usada na imunização de adultos e crianças, o que possibilita a utilização dos estoques nos municípios. O intervalo entre as duas doses no esquema vacinal infantil é de 28 dias, igual ao dos adultos.

UBS CENTRAL

A imunização das crianças em Mato Leitão não será mais por agendamento. Os profissionais destacam que a mudança se deve ao fato de que muitas pessoas acabam não comparecendo na UBS Central para aplicação da dose, comprometendo o andamento do serviço.

O número de casos positivos em crianças está aumentando nos últimos dias. “Preocupa muito. As crianças positivadas estão agora apresentando sintomas. É preciso ficar alerta. A disponibilidade de vagas UTI na região é muita restrita. Vacinar as crianças é muito importante”, destaca a equipe.