O prefeito Carlos Alberto Bohn assinou nesta sexta-feira (28) decreto municipal (nº 4.828) que flexibiliza regras no racionamento de água. A medida leva em conta as recentes chuvas que aumentaram, especialmente, a reserva de águas nos arroios e açudes.

Informações repassadas por agricultores indicam que, na quinta-feira (27), choveu em média 100 milímetros no município, sendo que em alguns pontos isolados esse volume superou essa marca. Mato Leitão adotou racionamento de água com diversas regras em 11 de janeiro.

Pelo novo decreto os estabelecimentos que exercem a atividade de lavagem e higienização de veículos de qualquer espécie poderão retornar ao funcionamento normal, desde que a água utilizada seja proveniente de mananciais hídricos ou poços artesianos próprios. As associações hídricas estão autorizadas a restringir ou ampliar a forma de utilização da água de sua competência.

ESTADO

Atualização da Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirma que 384 municípios decretaram Situação de Emergência pela estiagem. Deste total, 294 estão reconhecidos pelo governo estadual e 230 pela União. O decreto assinado pelo prefeito Carlos Alberto Bohn em dezembro do ano passado já foi homologado pelo Estado aguardando agora parecer do governo federal.