A Bandeira

Bandeira do Municipio Mato Leitão
Bandeira do Municipio Mato Leitão

A Bandeira do Municipio terá como cores o vermelho, o branco e o verde, sendo cortada por duas diagonais, que definem dois triângulos, sendo o da esquerda em vermelho e o da direita em verde, ficando a parte interna as diagonais em branco, representando: O vermelho, representa a luta pela emancipação, o caráter determinado e a disposição para enfrentamento de novos desafios, amparados na união de seu povo. O branco, a fraternidade, hopitalidade e a confiança num futuro próspero e tranquilo, amparado na fé e no trabalho. O verde, a valorização das riquezas naturais e agrícolas do Município e o progresso econômico.

 

O Brasão

Escudo Alemão, esquartelado por uma cruz gironada em prata e jalde (ouro), evocando a fé e a religiosidade dos moradores do Município.
No cantão esquerdo do chefe, um gironado de dez peças em goles (vermelho) e jalde (ouro), reunindo-se na riste do Escudo, formando o sol forte de luz, de calor e de vida, simboliza a hospitalidade, operosidade e confiança em um futuro promissor, que habita a alma dos seus habitantes. No cantão sinistro do chefe, em campo prata, aparece um bosque em sinople (verde), fazendo referência as matas que antigamente cobriam as terras da região, pertencentes então ao Dr. João de Freitas Leitão, iniciador da colonização e que emprestou seu nome ao atual Município.

O Hino

Num lindo mato verde esmeralda
Nasce uma flor de raro esplendor.
Entre serenas férteis colinas
Há um lugar de paz e amor.
Mato Leitão, minha terra querida.
És um tesouro da mãe natureza.
Solo sagrado, jardim das orquídeas,
Que simbolizam a tua nobreza.
De longe, pioneiros trouxeram,
Muita coragem, fé e esperança.
E as sementes, sonhos de outrora,
Hoje são frutos de tua herança.
A liberdade para o progresso,
Bravos heróis buscaram em glória.
E foi o dia 20 de março
Que então marcou a tua história.

 

Clique no Play e escute o Hino de Mato Leitão: